segunda-feira, 2 de novembro de 2009

XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O terceiro maior encontro de psiquiatria do planeta, que espera receber cerca de seis mil participantes, discutirá o tema central “A Psiquiatria na Vanguarda do Progresso Médico”. De acordo com o presidente da ABP, João Alberto Carvalho, o objetivo é debater o desenvolvimento científico da especialidade, em um contexto de mudanças no atendimento público. “A capital paulista receberá um evento que condiz com seu perfil de avanço em diversos setores e palco de grande diversidade cultural”.




A programação científica do XXVII CBP totaliza 150 atividades, entre simpósios, conferências, encontros, debates, mesas-redondas, oficinas, sessões de casos clínicos, pôsteres e vídeos. Segundo o coordenador da Comissão Científica (Cocien), Marco Antonio Brasil, a grade de atividades foi construída para atender as necessidades e anseios dos participantes e permitir reflexões sobre a prática da especialidade. “A Cocien tem tido a preocupação de montar um programa abrangente, que cubra os mais variados temas de interesse da psiquiatria”, explicou.



Um dos destaques é o Simpósio do Presidente. Este ano, a atividade coordenada por João Alberto Carvalho terá como palestrantes o presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, Mario Maj, que falará sobre doenças somáticas em pacientes com doenças psiquiátricas graves; o pesquisador Eurípedes Constantino Miguel, que abordará a custo-efetividade da psiquiatria do desenvolvimento, e o professor Sir David Goldberg, que explicará como adaptar a classificação diagnóstica da especialidade para as necessidades dos clínicos gerais. O debatedor será Marco Antonio Brasil.



As conferências também são atividades que devem atrair interesse do público. Serão realizadas 12 palestras desse tipo, com sete especialistas nacionais e cinco estrangeiros. As informações sobre a programação e os currículos dos conferencistas estão disponíveis no site do evento: www.cbpabp.org.br.



A organização do XXVII CBP é da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com duas federadas locais: O Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria da USP e o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria, da Unifesp.




de 04 a 07 de novembro de 2009, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário