quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Jornada 2009 da Escola Letra Freudiana

A Jornada da Escola Letra Freudiana tem por tema "Da experiência psicanalítica a uma Escola", será nos dias 27 e 28 de novembro de 2009, no Hotel South American Copacabana, Rio de Janeiro.

"Trata-se de uma Escola, e não de uma escola comum. Se vocês não são responsáveis por ela, cada qual diante de si mesmo, ela não tem nenhuma razão de ser". Jacques Lacan

"É o passo da experiência analítica a uma Escola que a Escola Letra Freudiana traz como proposta de trabalho para essa Jornada de 2009.
A experiência analítica tem lugar no marco do discurso que Freud inaugura. De que experiência se trata? Não se trata apenas de uma experiência vivida, mas de uma travessia onde se produz um certo saber, o saber de uma experiência da qual poderá emergir o desejo do analista.
Lacan era um analista que sabia se fazer instruir pela experiência, e é para resgatar o que é do discurso analítico que ele funda uma Escola para a psicanálise e não para psicanalistas. A proposição de Lacan para uma Escola implica na elaboração crítica da experiência, uma aposta na transmissão da psicanálise. Sua aposta é que numa Escola estabeleça-se um laço social não regido pelo ideal do grupo, mas onde vigore a lógica do não-todo.
Uma Escola não transmite um saber já estabelecido porque ela própria constitui um lugar de verfificação da experiência, oferecendo o topos necessário para que cada um, um a um, possa, em seu percurso, sustentar os significantes mestres e privilegiados da psicanálise.
Só o analista, confrontado com sua própria experiência, pode produzir uma autorização. Experiência inédita, porque é a única que coloca em questão o desejo daquele que a ocasiona".


Informações na secretaria da Escola Letra Freudiana pelo telefone (21) 25223877.


Nenhum comentário:

Postar um comentário