sábado, 19 de dezembro de 2009

Mais reflexões e conclusões do curso

Fiquei satisfeita de constatar, com a concordancia de todos, que a aula sem o power-point projetado foi uma das melhores do curso.
Em vez de dispersar a atenção com o power-point, voces puderam ouvir melhor o que eu estava dizendo, pensar e participar mais, abrindo espaço mais amplo para troca. Conforme combinado, vou postar um exemplo, que foi o mais rico.
Discutimos a afirmação de Richard Sennett de que o bom cozinheiro é aquele "capaz de talhar um grão de arroz". Tendo solicitado que pensassem o que isto poderia querer dizer em saude mental, reproduzo as respostas:
  • "ser preciso na intervenção"
  • "estabilizar um psicotico"
  • "atender um obsessivo grave"
  • "ter sensibilidade para adequar a intervenção necessaria"
  • "pensar miudinho para chegar na particularidade de cada pessoa"
  • "ir na subjetividade da pessoa e não se deter no superficial"


Voces conseguiram se apropiar de uma analogia de outro campo e trabalhar com isto. Isto é estudo e foi com este objetivo que indiquei este livro.
Cumprindo o prometido, risos, acrescento minha contribuição involuntária às associações. Apos cometer, por tres vezes consecutivas, o ato falho de falar "talhar um grão de areia", que virou brincadeira, respondo por meu inconsciente. Escutando-os, pensava em casos muito mais dificeis. Todo ato falho é oportuno e minha serie esteve em sintonia com a aula. Em saude mental, temos situações mais dificeis que "talhar um grão de arroz" e é como talhar um grão de areia. É quando lidamos com a categoria lógica do impossível, tal como proposta por Aristóteles e retomada por Lacan.




Como já disse, gostei muito da turma e a troca com voces, durante as aulas e nos intervalos, foi muito rica. Poder conhecer um pouco mais alguns de voces, tambem me fez aprender.
Quero registrar um relato que me sensibilizou. Num pais com tamanho descaso pela educação e pela saude, uma pessoa, de junho a dezembro, se deslocou durante seis horas para assistir o curso em Salvador, abrindo mão de sua unica folga mensal. E ainda comentou que o dinheiro que se gasta com estudo é o mais bem empregado. Ainda conseguimos fazer alguma coisa na saude mental publica por contarmos com pessoas assim. Parabens!!
Bom, tambem, compartilhar os demais esforços, sonhos e expectativas profissionais de muitos de voces. Desejo que os realizem. Que a ONG do litoral norte se concretize.




Sobre a avaliação, concordo com as sugestões de melhorias. Agradeço, de coração, o retorno que voces deram sobre meu trabalho e meu estilo de dar aula.
Fico recompensada por alguns de voces terem podido perceber a diferença entre Jaspers lido diretamente, mesmo com a complexidade do texto, e outros autores que o simplificam e reduzem, levando ao empobrecimento do ensino. Que bom que pude transmitir isto.




Agradeço, também, as solicitações para novos cursos e com maior frequencia.
Como combinado, farei nova postagem para que voces coloquem as sugestões de tema para 2010, considerando os temas que me proponho a trabalhar.
Para os alunos do curso, continuo disponivel para responder questões via net.
Feliz Natal para todos e um 2010 maravilhoso.
Um grande abraço, foi um prazer
Denise Stefan






Nenhum comentário:

Postar um comentário