terça-feira, 16 de março de 2010

Vacinação H1N1 no Rio de Janeiro

Como postei anteriormente, no período de 08 a 19 de março, haveria vacinação para profissionais da área de saúde e indígenas. Temos tentado nos vacinar e não conseguimos.

Posteriormente, o calendário de vacinação veiculado na mídia foi alterado e começa a partir de 22 de março, com o que seria o segundo grupo de prioridades. Os postos de saúde municipais informam que os serviços tem de solicitar suas vacinas. O serviço onde trabalho não vai solicitar apesar do grande número de atendimentos de lá, do enorme fluxo de pessoas em ambiente fechado sem ventilação adequada e de termos tido notificação com complicações lá no ano passado.

Alguns hospitais públicos estão recebendo vacinas para seus funcionários. Liguei hoje para o CREMERJ e obtive da Ouvidoria, pela qual fui muito atendida, que no Rio as vacinas estão indo apenas para os hospitais de referencia em H1N1 e que o presidente do CREMERJ Dr. Luís Fernando Soares Moraes está entrando em contato com a secretaria para que todos os médicos possam ser vacinados mas parece que isto seria apenas a partir de 22 de maio!!!!

Em Salvador - Bahia, onde também trabalho, os profissionais de saúde e não só médicos estão sendo vacinados nos postos públicos e os serviços tem recebido as vacinas. Será que terei de pegar um avião até quinta à noite para me vacinar?

As pessoas doentes procuram o serviço mais perto e inclusive, ano passado, se não me engano era necessário haver encaminhamento para atendimento neles e a demanda foi tamanha que muitos hospitais privados foram autorizados a atender. Foi bonito o factóide televisivo da semana passada mostrando profissionais e índios sendo vacinados.

Mais uma vez a gestão deste Ministério da Saúde é calamitosa. Muda informações, joga a responsabilidade para os municípios, muda as regras.

Independente da especialidade médica, todos estamos expostos. Enfermeiros e auxiliares também estão! E, mais uma vez, ficamos a ver navios. E o que fazer? Nem há a quem recorrer. Se isto acontece com nós médicos, imaginem com o resto da população. Depois ainda tem gente que quer dizer que a saúde melhorou neste país. Vejo quadro de caos e grande descaso dos governantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário