domingo, 28 de junho de 2009

Curso de Psicopatologia


45
"Psicopatologia" pode ser conceituada de várias formas.

Meu primeiro contato foi com a "Psicopatlogia da vida cotidiana" de Sigmund Freud. Seminário dado na extinta Clapp, Salvador, por Syra Tahin e Paulo Grabrielli. Em seguida, outros seminários com Aurélio Souza, Urania Tourinho e Regina Sarmento.

Na UFBA, aulas teóricas e discussões clínicas com Célia Nunes e Rosa Gracia.

Posteriormente, supervisões com Urania Tourinho, Aurélio Souza, Emilio Rodrigué, Maria Cristina Ferraz Coelho, Regina Sarmento, Marie Magdeleine Chatel, Roland Lethier, Eduardo Vidal, Silvia Disitzer, entre outros.

Leituras de clássicos: Freud, Lacan, Kraepelin, Krestchmer, Jaspers, Clerambault, Canguilhem, Séglas, Cotard, etc. Além de muitos psicanalistas contemporaneos.
Considero a psicopatologia um começo especial e que deve ser cuidado. Para não me estender, penso ser fundamental saber o que é uma alucinação e um delirio, diferenciando-os de sintomas neuróticos. Além da atenção a quadros demenciais e doenças clínicas.
No panorama atual, vejo a psicopatologia perdida entre diversos saberes e relegada. Entre alunos de graduação e, também, alguns profissionais. Saber bem situar uma manifestação relatada é passo de fundamental importância na clínica cotidiana. Os serviços de hoje, que exigem equipes multiprofissionais, exigem profissionais que tenham ciência deste corpus classico. Penso ser condição indispensável para o trabalho em saúde mental.
Com este intuito, o curso "Psicopatologia e Estruturas Clínicas" é proposto. Ocorre em Salvador, mensalmente, de junho a dezembro de 2009.
Partindo de Jaspers, este curso trabalha noções básicas de psicopatoligia, acrescentando as contribuições de Freud, Lacan e outros autores relevantes, dentro de nossa escolha teórica.
Defendemos que opção por uma escola teórica em saúde mental é indispensável. Discutiremos a influencia da linha teórica na abordagem da psicoptalogia, suas nuances e implicações clínicas.
Destina-se a todos os profissionais envolvidos na atenção à saude mental, nos seus diversos níveis de atuação. Abordará também questões relativas à reforma psiquiátrica e serviços substitutivos.
A inscrição nos módulos é independente.
Facilitadora: Denise Stefan.
Informações e inscrições através da coordenadora Andrea Diniz (contato: adinizgoncalves@gmail.com).